27 Out I Roteiro para os Direitos e para a Cidadania “Os Direitos dos Cidadãos na Incapacidade e as potencialidades da Inovação e do Empreendedorismo Social”
Os projetos CLDS 4G Viseu Comunidade de Afetos e Viseu Positivo, desenvolvidos pelas Obras Sociais Viseu, promoveram a 1.ª sessão presencial do “I Roteiro para os Direitos e para a Cidadania”, no passado dia 26 de outubro de 2022, no Auditório do IPDJ em Viseu.
O “I Roteiro para os Direitos e para a Cidadania”, enquadrado nos Planos de Ação dos projetos CLDS 4G Viseu Comunidade de Afetos e Viseu Positivo, teve como foco a informação sobre os direitos e os apoios disponíveis nas áreas da deficiência e incapacidade, da dependência de terceiros e dos direitos dos cuidadores, mas também a promoção de uma discussão positiva e construtiva sobre estas temáticas.
Uma iniciativa que visa iniciar uma abordagem em torno da inovação social e do empreendedorismo social no desenvolvimento de respostas inovadoras a problemas que carecem de resolução, para os quais as políticas públicas e/ou as respostas tradicionais se demonstram insuficientes.
Nos diversos painéis contámos com a presença de distintos oradores e moderadores que de forma sublime abrilhantaram todo o evento com as suas intervenções de excelência, com a partilha de informação relevante sobre estes temas, num evento que envolveu não só técnicos e serviços com intervenção nestas áreas, mas também, e especialmente, a comunidade em geral, promovendo a partilha de experiências e a discussão.
Contámos ainda com a presença de Rita Bulhosa, uma jovem licenciada em Ciências da Comunicação, autora do blog e do livro “Aos Olhos da Rita – como sinto e vivo a paralisia cerebral”, que nos trouxe o seu testemunho na primeira pessoa e nos contou um pouco do seu dia a dia.
A sessão de encerramento ficou a cargo de Mário Augusto, conhecido jornalista de cinema, escritor, apresentador de televisão e Pai da Rita Bulhosa, que através do seu testemunho pessoal, elucidou sobre os principais desafios com que se debate diariamente em prol dos direitos dos cidadãos na Incapacidade.
Agradecemos a todos envolvidos neste Seminário, ilustres oradores e moderadores que de forma sublime abrilhantaram todo o evento com as suas intervenções de excelência e com abordagens muito enriquecedoras para a reflexão e debate de uma temática tão necessária como os Direitos dos Cidadãos na Incapacidade e o amplo espetro de potencialidades do empreendedorismo e da inovação na área social.
Um agradecimento especial aos clientes e colaboradores da APCV que através do projeto “Ria na Quinta” elaboraram cabazes de oferta com produtos agrícolas cultivados e recolhidos pelos próprios clientes, cabazes esses, que deliciaram todos os nossos convidados.