
26 Abr CICLO DE TEATRO PREVENÇÃO DOS MAUS TRATOS NA INFÂNCIA E JUVENTUDE “AMOR PRECISA-SE”
Da família espera-se amor, afeto, respeito, incentivo, suporte, incremento e reforço da autoestima e autoconfiança!
No âmbito do mês da prevenção dos maus tratos na infância, o CLDS 4 G VISEU das Obras Sociais Viseu, em parceria com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Viseu, o Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique e o IPDJ Viseu, promoveu, nos dias, 17, 19 e 26 de abril, a peça de teatro intitulada “Amor, precisa-se…”, encenada pelo Grupo Molhe de Grelos.
Esta iniciativa foi dirigida a alunos do 1º ciclo e teve como principal objetivo reforçar a importância da família e de uma convivência familiar saudável.
Não existe um modelo familiar único e universal, tal como não existem famílias perfeitas, mas famílias em construção. “E quando construímos uma casa, dedicamos tempo, prestamos atenção onde estão os alicerces, robustecemo-los e só avançamos para um novo andar quando o de baixo está suficientemente sustentado. E quando estamos perdidos, revemos o projeto (comum) de construção, relembramos o sentido que nos levou a construir, acrescentamos alterações que ajudem à casa ficar mais completa, mais protegida, mais cómoda, mais robusta. Para que todos se sintam bem. A família é o principal contexto de desenvolvimento humano e o melhor indicador do ajustamento psicossocial da pessoa, constituindo um bem universal a proteger e a promover” (Ribeiro, 2010).
Um espaço onde através da arte viajamos por temas essenciais e urgentes na nossa sociedade e de forma encenada e animada contribuímos para a partilha de valores basilares na vida de qualquer criança e família.
Todos/as temos o dever de proteger as crianças e jovens e de prevenir qualquer forma de violência. Somos todos/as agentes muito importantes na segurança de todos os elementos da nossa comunidade.