
16 Ago ESTANHOS DE MÃO EM MÃO, POR MANUEL CARVALHO
Filho de um artesão, tudo o que sabe aprendeu com o seu pai e foi desenvolvendo ao longo dos tempos com uma imensa curiosidade e criatividade por esta arte. O estanho está na sua vida e, é através dele que expressa o seu dom e leva esta arte além-fronteiras.



Manuel Carvalho, tem 51 anos, nascido e criado em Queirela de Bodiosa, artesão na área da fabricação dos Estanhos Artísticos de Bodiosa. O estanho acompanha a sua vida desde sempre, em pequeno observava o seu pai, Amadeu Carvalho, mestre no ofício do Estanho e foi nessa interação que nasceu a vontade de se dedicar também ele, ao fabrico
do Estanho.
Na escola foi aperfeiçoando a sua paixão e dando espaço para que a arte tivesse um lugar de destaque na sua vida.
O estanho está-lhe nas mãos e é através delas que todos os dias elabora peças únicas e autênticas, através de um conjunto de técnicas artesanais, reavivando todos os dias os saberes que lhe foram transmitidos.
Hoje em dia, Manuel Carvalho traz inovação, criatividade, rigor e pormenor a cada peça que elabora, cada recanto de uma obra sua reflete a sua entrega e essência, a sua capacidade de criar, recriar e acrescentar beleza, num misto entre tudo o que representa para si o estanho e os ensinamentos do seu pai.
É na Empresa Estanhos Eurostano e em conjunto com a sua companheira Susana Figueiredo que todos os dias dá continuidade a este legado que lhe foi passado e perpetua, através da fundição artesanal e o detalhe conferido, este saber tão ancestral.
Nesta arte tão nobre e exigente, somos convidados todos os dias a olhar para o que de melhor se faz em Viseu e no mundo.
Há muito mais para lá de uma peça, há a vida de um artesão, a sua história, as suas experiências e a forma como um artesão todos os dias se dedica à arte.