
16 Ago A RESILIÊNCIA DO VIME, POR FERNANDO SAMPAIO
Fernando Sampaio, 67 anos, nasceu em Silgueiros, desenvolve a sua atividade na freguesia vizinha, São João de Lourosa e, domina a arte da cestaria como ninguém.
O seu amor e a sua dedicação ao vime e às mil e uma formas de o enlaçar e entrelaçar cresce e desenvolve-se em Homenagem ao seu pai, que desde a sua infância lhe mostrou esta bonita e nobre arte.
O manusear do vime surgiu quase instintivamente e, foi o que o levou a aperfeiçoar a sua arte numa formação desenvolvida pelo Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património (CEARTE). Aliando a sua criatividade, ao seu compromisso técnico, Fernando elabora peças com cariz utilitário, mas com preocupações de inovação e sentido decorativo. Dedica também o seu tempo no restauro de peças antigas, dando-lhes uma nova vida.
Fernando Sampaio é um artesão que traz consigo o vime em todos os estados, desde o plantar ao colher, até ao momento em que o transforma numa peça de arte única que reflete o vigor das suas mãos e a sua visão altruísta.
Através da poesia mostra-nos que é preciso resiliência e paixão no trabalho do vime:



